Deborá Evangelista, é advogada a mais de 20 anos, Coach, professora para graduação e pós-graduação desde 2019. Nesta entrevista Deborá nos conta sobre a recepção do mercado gaúcho aos profissionais negros, dificuldades, e dá dicas para jovens empreendedores.
Deborá, como foi a recepção do mercado quando você decidiu empreender?
Excelente. Temos uma alta demanda quanto se fala em população Negra em Santa Maria. Poucos são os empreendedores que realmente se dedicam a oferecer produtos específicos, que valorizem a nossa presença como gerador de renda e mola propulsora da economia.
Como conciliar carreira e família?
È importante valorizar a nossa família quando empreendemos. Na verdade eles fazem parte da estratégia, estão sempre ligados e nos ajudando para que nosso propósito seja realizado.
Qual seria, na sua opinião, a maior dificuldade do empreendedor negro em Santa Maria e região?
A maior dificuldade é a desconfiança. Há desconfiança na qualidade do produto que você disponibilizada porque você é negra. É um questionamento implícito: Será que realmente ela é capaz de fazer o que diz? De transformar vidas? De ensinar alguma coisa nova mesmo? Esta desconfiança faz parte do processo de colonialismo e racismo estrutural onde o nosso lugar “pseudosocial” é no trabalho braçal. Então quando se quebra essa onda, trabalhando com o intelecto, a desconfiança aparece. Mas isso não é um problema, é apenas mais um desafio que ultrapassamos com resultados positivos todos os dias.
Qual seria, na sua opinião, a maior facilidade do empreendedor negro em Santa Maria e região?
A demanda, Santa Maria tem uma população negra significativa com muito potencial para ser impulsionado. Então valorizar essa população e se dedicar ela é um privilégio.
Que conselho você daria para jovens que pensam em empreender?
Faça, faça sempre e se precisar refaça, mude, mas Faça. Não fique esperando o momento ideal ou mais propício. Faça, produza sempre!
Para acompanhar o trabalho da Deborá confira o @afrocoaching.debora
Compartilhe essa entrevista!
Comentários