A crise nos impeliu a uma serie de transformações que seriam gradativas e que agora se fazem urgentes. Estamos nos adaptando e nos recriando. Aqui estão algumas mudanças que talvez permaneçam mesmo depois do fim da pandemia.
1 - Mercado imobiliário comercial: Devido o isolamento as empresas perceberam que não precisam de grandes escritórios, que funcionários podem trabalhar a distância (Home Office) ou em espaços descentralizados e compartilhados (como um espaço coworking da BH 109, por exemplo). Logo, os aluguéis de grandes espaços empresariais se torna algo a ser repensado.
2 - Êxodo Urbano: Com o Home Office percebeu-se a possibilidade, e viabilidade, do trabalho remoto. Com isso, é possível que observemos uma migração, e que as pessoas optem por cidades do interior, que ofereçam mais qualidade de vida, mais seguras, menos poluídas. Isto afetará também o mercado mobiliário residencial local.
3- Turismo de Negócios: Pelo menos metade das viagens a trabalho não serão mais necessárias, pois reuniões podem ser feitas a distância. Em Maio de 2020 o Whatsapp anunciou chamadas de vídeo com até oito pessoas, já prevendo como meta dobrar a capacidade. Este anúncio coloca o aplicativo como competidor das empresas Zoom e Meets, da Google, que são frequentemente usadas para reuniões por vídeo chamada.
4 - Entretenimento: Artistas perceberam que através da internet (das lives) conseguem atingir um público maior tendo um custo menor de produção de evento.
5 - Talentos: As grandes empresas, a partir da necessidade do trabalho remoto, podem agora ter funcionários em várias localidades do mundo e trabalhar em multinacionais globais em Home Office se tornou algo mais recorrente.
Que outras mudanças você acha que vieram para ficar?
Comments